9 regiões com comunes recomendados para a prática da Cidadania Italiana

Ciao!

O processo de cidadania italiana pode ser muito mais fácil, rápido e agradável dependendo do comune que se escolhe para fazer o processo de cidadania.

Existem alguns oficiais que arrastam o processo para que não sejam solicitados mais pedidos de reconhecimento no local. Existem locais que já estão saturados de pedidos de cidadania portanto o prazo para finalização do processo pode demorar muito. Alguns com suspeitas de fraude, seja por fixação de residência, seja com documentos falsos, etc.

Nas regiões citadas abaixo, existem 2922 cidades recomendadas para a prática da cidadania italiana.

  1. Basilicata – 131 comunes
  2. Friuli – 216 comunes
  3. Liguria – 235 comunes
  4. Molise – 136 comunes
  5. Piemonte – 1202 comunes
  6. Puglia – 258 comunes
  7. Sardegna – 377 comunes
  8. Trentino – 293 comunes
  9. Valle d’Aosta – 74 comunes

Não há como garantir que todos os comunes dessas 9 regiões são ágeis, transparentes e flexíveis. Essa lista foi criada baseada em recomendações, experiências e relatos compartilhados por pessoas que fizeram o processo de cidadania nesses locais.

Pode ser que existam bons comunes em outras regiões também.

Contribua com informações para manter a lista atualizada, envie sua experiência no formulário de contato do site.

Arrivederci !

10 comments to “9 regiões com comunes recomendados para a prática da Cidadania Italiana”

You can leave a reply or Trackback this post.

  1. Ronaldo - Outubro 11, 2018 at 08:15 Reply

    Bom dia… minha familia é da Lauria em Potenza vc ja ouviu falar sobre reconhecimento de cidadania nesse comune? Grazie mille

    • Rafael Marchioli - Outubro 11, 2018 at 14:14 Reply

      Olá Ronaldo, no momento não sabemos nada a respeito de Lauria mas a Itália possui muitos comunes, são mais de 8000, o fato de não termos ouvido nada a respeito desse comune pode ser um bom sinal, mas vale a pena pesquisar bastante mesmo assim, nossa rede de contatos não consegue cobrir todas as possibilidades. Se descobrir algo a respeito, comente aqui conosco. Boa sorte e estamos a disposição!

    • Aline Miro - Outubro 15, 2018 at 14:33 Reply

      Ola Ronaldo , tenho a mesma duvida que vc , eu também gostaria de tirar a cidadania neste comune mas nao encontro informacoes . Boa sorte à nós 🙂

      • Rafael Marchioli - Outubro 16, 2018 at 11:14 Reply

        Aline e Ronaldo,
        A única coisa que posso dizer é que não tenho conhecimento de problemas em nenhum comune de Potenza, então isso possivelmente é um bom sinal.
        Fiz uma pesquisa sobre a cidade aqui e me parece ter o tamanho ideal para o reconhecimento, não é pequena mas também não é grande.
        Dados sobre Lauria PZ

  2. Junior Gonçalves - Setembro 27, 2018 at 19:45 Reply

    Olá! O que você me recomendaria para residência ? No caso estou indo até o fim do ano para reconhecer a cidadania. Muito obrigado!

  3. giselle - Setembro 14, 2018 at 15:42 Reply

    Boa tarde, FAlaram que LUCCA é um comune q estava com problemas e para fugirmos de lá , mas outros comunes dentro de LUCCA como por exemplo o Camporgiano, significa que nenhum comune dentro de LUCCA é bom ou só seria o LUCCA mesmo que não presta mais? Obriagda

    • admin - Setembro 20, 2018 at 10:52 Reply

      Olá Giselle,
      Essa questão de classificar os comunes é um tanto quanto complicada, em geral quando falamos para evitar um comune é porque houve algum ou alguns casos de problemas ao tentar reconhecer por lá. Comunes vizinhos não necessariamente são afetados, então quando falamos de Lucca, não quer dizer que o mesmo problema aconteça em todos os comunes da região.
      Esperamos ter te ajudado. Um abraço.

  4. Janaína Brognoli - Julho 26, 2018 at 22:41 Reply

    Estou querendo fazer cursos em Torri Superiore, em Ventimiglia perto de San Remo, vc pode indicar alguma comune nessa região? Acho que faz parte de Liguria, mas não tenho certeza.

    • admin - Setembro 11, 2018 at 12:02 Reply

      Infelizmente é muito dificil indicar um comune, existem alguns comunes que não recomendamos por já serem conhecidos em dificultar o processo. Uma coisa importante a observar é o tamanho do comune, comunes menores costumam ser mais ageis no processo.

Deixe seu Comentário ou Pergunta: