Agora filhos maiores de idade de italianos não precisam mais entrar na fila do Consulado

Ciao!

 

Filhos de italianos que possuem mais de 18 anos e que derem entrada no reconhecimento da cidadania italiana através do Consulado no Brasil, não precisam mais entrar na fila de espera.

Agora os sites dos Consulados Italianos no Brasil possuem um canal rápido para filhos diretos de italianos nascidos na Itália e inscritos no AIRE (Anagrafe dos Italianos Residentes do Exterior).

A documentação que precisa ser apresentada no Consulado na fase da convocação não difere da documentação exigida para os outros casos de reconhecimento de cidadania, porém o processo tem fases e prazos diferentes daqueles que possuem direito à dupla cidadania de um atenato mais distante na sua linha de descendência.

Veja as fases do processo:

  1. Agendamento e confirmação do agendamento no link “Prenota on-line
  2. Convocação ao Consulado para entrega de documentação e pagamento da taxa de € 300, referente ao andamento do processo, independentemente do resultado da conclusão.
  3.  Análise de documentos (dentro de 730 dias da data da convocação)
  4.  Inserção do nome do requerente reconhecido como cidadão italiano no registo consular.
  5. Comunicação contextual ao requerente do reconhecimento da cidadania italiana pelos Correios.
  6. Envio do estado civil atualizado ao Comune italiano competente e pedido de registro AIRE pelo Consulado

 

Observações: Para visualizar a lista de documentos tanto do requerente quanto dos pais italianos no site do Consulado, acesse a lista de Consulados Italianos no Brasil para encontrar o Consulado correspondente ao seu local de residência.

No caso de não reconhecimento da cidadania por falta de documentação correta ou incompleta, o valor pago não será devolvido. O pagamento deverá ser feito em reais e o valor será calculado pela taxa consular em vigor no trimestre.

A documentação apenas será aceita pelo Consulado para análise posterior se acompanhada do recebo do pagamento.

A contribuição é pagável somente em reais, via cartão de débito (Visa ou Mastercard – no modo “débito”) diretamente no Consulado.

Apenas em casos de comprovada necessidade, o pagamento poderá ser realizado via transferência bancária ou boleto bancário.

Não são aceitos pagamentos em dinheiro, Internet Banking, Banco ATM (tipo ATM ou ATM), Cartão de Crédito (modo “crédito”)

Para saber de todos os detalhes, entre no site do consulado de São Paulo, ou do consulado da sua região! Por enquanto os consulados só disponibilizam essas informações em Italiano em seus sites.

Arrivederci !

 

Deixar uma resposta