Busca de certidões e documentos na Itália

Ciao!

O registro civil foi implantado em épocas diferentes nas regiões da Itália, mas podemos dizer que a partir de 1871 os registros civis (nascimento, casamento e óbito) foram implantados para praticamente todas as regiões e cidadãos italianos.

Se o antenato nasceu antes da implantação do registro civil na região dele, o que você terá de buscar é o Certificato di Battesimo na igreja onde ele foi batizado.

Veja o modelo de carta/e-mail para solicitar busca de certidões à igreja, paróquia ou à Curia da cidade do seu antenato.

Já se o antenato nasceu depois da implantação do registro civil, a busca será por um Estratto di Nascita, no Ufficio dello Stato Civile do comune onde ele tenha nascido.

Para saber quais documentos são necessários para dar entrada no seu reconhecimento de cidadania italiana acesse Documentos para o processo de Cidadania Italiana.

Passo a Passo – Busca de Documentos na Itália

Passo 1 – Montando a Árvore Genealógica

Montar a árvore genealógica da família facilita a organização da documentação, porque ela possibilita ver de modo claro toda a linha de ascendência até o italiano de da família

 

.

Uma boa maneira de descobrir quem foi o antenato e em qual região da Itália ele nasceu é conversar com os parentes. Os familiares podem dar informações importantes facilitam as buscas.

Passo 2 – Informações importantes nas certidões brasileiras

Se o antenato se casou ou faleceu no Brasil é possível encontrar informações sobre onde ele nasceu nas certidões de casamento e óbito dele.

Na certidão de nascimento de inteiro teor do filho do antenato podem conter a região de onde antenato veio.

Passo 3 – Grafia do nome do antenato

Podem existir muitas variações de um mesmo nome porque, ao chegar no Brasil, o nome e sobrenome de muitos italianos foram alterados nos registros e podem ter erros de grafia. Como por exemplo Giuliano alterava-se para Juliano, Gioacchino – Joaquim, Francesco – Francisco.

É necessário ter atenção com os erros de grafia dos sobrenomes como por exemplo Marchetti pode ter sido alterado para Marqueti nos registros brasileiros, Bianchi – Bianqui.

Passo 4 – Pesquisando sobre o sobrenome

Existe um site chamado Cognomix que ajuda a descobrir a região italiana com maior incidência do seu sobrenome italiano. É só inserir o sobrenome italiano no campo “Cognome” e clicar em “Cerca” para obter as regiões e províncias na Itália que tem uma maior incidência do sobrenome.

Passo 5 – Pesquisando registros de imigrantes

A seguir damos diversas ferramentas para obter sucesso nas pesquisas de registros de imigrantes italianos no Brasil.

Pesquisar nos arquivos públicos pode ajudar a descobrir em qual estado brasileiro seu antenato desembarcou ou morou.

Veja a lista abaixo de sites dos estados que oferecem informações sobre desembarques e hospedarias dos imigrantes italianos online. Deve-se procurar fazer as buscas com as variações do nome do italiano conforme passo 3.

Apenas visita presencial com agendamento:

Family Search é um site criado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,mais conhecidos como Mórmons, onde existe a maior base de dados online de genealogia do mundo. Podem ser encontrados diversos registros civis em microfilmes de todas as partes do mundo.

Basta inserir o nome e o sobrenome do antenato, local e o período que deseja pesquisar.

Antenati é um site do governo italiano que reúne diversos registros genealógicos. Basta inserir o nome e sobrenome do antenato e o período aproximado que você quer pesquisar. A pesquisa abrange apenas as seguintes províncias: Asti, Bari, Bergamo, Caltanissetta, Campobasso, Cremona, Enna, Forlì-Cesena, Genova, Grosseto, Imperia, L’Aquila, Mantova, Modena, Mondovì (Cuneo), Napoli, Pescara, Prato, Ragusa, Reggio Calabria, Rieti, Savona, Taranto, Trapani, Udine, Urbino e Viterbo.

 

Se você ainda não tem nosso Guia rápido da Cidadania Italiana clique no link abaixo:

Guia Rápido da Cidadania Italiana

Arrivederci !

 

Deixe seu Comentário ou Pergunta: