CNH para brasileiros residentes por menos de 1 ano na Itália

Ciao!

Os brasileiros não residentes na Itália, ou residentes por um período de tempo não superior a um ano, devem seguir os seguintes passos para conduzir veículo automotor no País:

1. Efetuar, na Itália, tradução juramentada da Carteira Nacional de Habilitação Brasileira. A CNH brasileira deve ser válida e acompanhada da tradução oficial.

2. Solicitar, no Brasil, a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelos departamentos de trânsito dos Estados (DETRAN). Para fazer a requisição, basta acessar o site do Detran do local em que a sua CNH esteja registrada (veja a lista dos sites dos Detrans dos Estados Brasileiros aqui) fazer seu cadastro e, em sua área exclusiva, selecionar as seguintes opções: Mais Serviços > CNH – Habilitação > Permissão Internacional para Dirigir > Solicitação. A seguir, basta preencher o formulário chamado SSH (Solicitação de Serviço de Habilitação) com seu CPF (Cadastro Pessoa Física), número de registro da CNH e o endereço que deseja receber o documento (precisa ser endereço do Brasil, o Detran não envia o documento para o exterior).

 

Após solicitar a PID basta pagar a DUDA-SP (Documento Único de Arrecadação do Detran) a taxa pode ser paga nos seguintes bancos:

  • Banco Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Santander

Custo: R$259,05 (duzentos e cinquenta e nove reais e cinco centavos). Acrescentar R$11,00 caso queira receber o documento em seu endereço. Do contrário, retirar no Detran/Ciretran de jurisdição de sua CNH.

A DUDA é paga por meio do CPF. A PID só será confeccionada após o DETRAN-SP identificar o seu pagamento. Após confeccionado o documento é entregue em, no máximo, 7 (sete) dias úteis em seu endereço de correspondência informado. É necessário que haja alguém maior de dezoito anos para receber o documento.

Para obter a permissão, o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são os mesmos referentes à CNH e, na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor, a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação.

3. A condução de veículo automotor sem a autorização necessária poderá acarretar multa e apreensão do veículo.

Acesse Tudo sobre a conversão da carteira de motorista na Itália se pretende ficar mais de 1 ano.

Arrivederci !

Deixe seu Comentário ou Pergunta: