Como matricular ou inscrever seu filho em uma escola pública na Itália

Ciao!

     As escolas públicas na Itália tem o ensino de qualidade. Os pais que optam por matricular os filhos nas escolas privadas são geralmente aqueles que os filhos tem alguma necessidade especial ou porque o filho ainda não tem idade obrigatória para estudar e não havia vaga nas escolas públicas.

     Existem 2 formas de inscrever a criança na escola:

  1. Online, através do site do Ministério da Educação (Ministero dell’Istruzione) Veja aqui o passo a passo.
  2. Diretamente na escola entregando pessoalmente o formulário (Domanda) preenchido
     As inscrições on-line só podem ser realizadas pelos pais que tem uma  identidade digital SPID (Sistema Público de Identidade Digital) e você precisa fazer o registro primeiro para poder fazer a inscrição a partir da segunda semana de janeiro, depois de fazer o registro e obter as credenciais, poderá fazer a inscrição para as primeiras turmas. O site fica disponível para as inscrições até a primeira semana de fevereiro.
     Se você não tem uma  identidade digital SPID ou caso já tenha encerrado o período de inscrição, você pode imprimir o formulário (domanda) para preencher e levar na secretaria da escola ou se preferir, pode ir diretamente na secretaria da escola e solicitar o formulário na própria escola.

 

Crianças a partir de 6 anos de idade tem o direito e dever de estudar
     Se a criança tiver mais de 6 anos (idade obrigatória para estar matriculado no sistema de ensino italiano) a escola é obrigada a matricular a criança se houver vaga, se não houver vaga na escola que você escolheu a secretaria encaminha para outra escola da cidade.
     Caso a criança ainda não tenha a idade obrigatória para estudar e não tenha vaga nas escolas da sua cidade, você pode tentar matricula-la em outa cidade próxima a sua casa.
     Todas as crianças estrangeiras, em idade escolar obrigatória, que moram na Itália, têm o direito e dever de estudar nas escolas públicas conforme o Decreto Legislativo n. 286 de 25.7.1998
     A secretaria da escola solicita a cópia de um documento de identificação da criança, que pode ser o passaporte, e a caderneta de vacinação atualizada com todas as vacinas obrigatórias e traduzidas que pode ser socilitado na ASL (Sistema de saúde público da Itália).
Veja também 

Se você ainda não tem nosso Guia rápido da Cidadania Italiana clique no link abaixo:

Guia Rápido da Cidadania Italiana

Arrivederci !

Deixe seu Comentário ou Pergunta: