Lista de convocados para reconhecimento da cidadania italiana 2018

Ciao!

 

O Consulado Geral da Itália em São Paulo anunciou nesta segunda-feira 26 de março de 2018 a lista de convocados para o processo de reconhecimento de cidadania entre 16 de abril e 28 de junho de 2018.

Na lista constam 1,8 mil pedidos. Os requerentes convocados precisam comparecer ao Consulado na data marcada e com a documentação completa.

A lista de convocados podem ser conferidas AQUI.

A outra novidade é que foi criado um canal rápido para processos de cidadania de filhos maiores de idade de italianos nascidos na Itália.

Os consulados no Brasil também receberam verba para agilizar as longas filas de espera de São Paulo e Porto Alegre.

Atualmente existem 112 mil brasileiros esperando obter a cidadania italiana.

No Consulado Geral da Itália, em São Paulo, existem 70 mil pessoas esperando a finalização do processo de reconhecimento de cidadania italiana.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália liberou 407 mil euros (R$ 1,58 milhões) para o consulado italiano em São Paulo e outros 381 mil euros (R$ 1,48 milhão) para o consulado da Itália em Porto Alegre.

Essa verba deve ser investida para a melhoria nos serviços oferecidos e na diminuição das longas filas para reconhecimento de cidadania.

O cônsul italiano em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, explicou que a Apostila da Haia aliviou a carga pesada de trabalho dos consulados, agilizando o processo para que a documentação dos requerentes à cidadania chegue mais rapidamente às autoridades na Itália.

Occhipinti disse que a expectativa é de que, já no próximo ano, o tempo de espera que atualmente é de 10 anos em média caia para seis anos.

 

Arrivederci !

Deixar uma resposta