Scuola dell’infanzia Nido e Asilo – Jardim de infância

Ciao!

     Se você vai se mudar para Itália e tem filhos até 5 anos de idade, você pode inscrevê-los na Scuola dell’infanzia Nido e Asilo que seria equivalente a Educação Infantil creche e pré-escola no Brasil. Se ainda não viu, leia o artigo sobre o sistema educacional italiano 

     A scuola dell’infanzia é aberta a todas as crianças, italianos e estrangeiros, com idade entre três e cinco anos. Tem a duração de três anos e não é obrigatório. 
     Esse primeiro segmento da trajetória educacional contribui para o desenvolvimento e desenvolvimento emocional, psicomotor, cognitivo, moral, religioso e social das crianças, estimula o desenvolvimento nos relacionamentos, autonomia, criatividade, aprendizado e visa garantir a efetiva igualdade de oportunidades educacionais. 

     Respeitando o papel educativo dos pais, a scuola dell’infanzia contribui para a formação integral da criança e, na sua autonomia e ensino unitário e pedagógico, realiza a continuidade educativa com a escola primária (art. 2º, lei 53 de 28 de março de 2003).

     No território nacional, existem creches estaduais e creches com gestão pública e privada.

Inscrição

Nido em Brescia

     As crianças que completarem três anos de idade até 31 de dezembro podem se matricular na scuola dell’infanzia. 
     A pedido das famílias, as crianças com três anos de idade até 30 de abril do ano escolar relevante podem ser matriculadas na scuola dell’infanzia. 
     Esta possibilidade está sujeita às seguintes condições estabelecidas pelo Regulamento (Decreto do Presidente da República nº 89 de 2009, art. 2º): 
a) disponibilidade de vagas; 
b) verificação do esgotamento de qualquer lista de espera; 
c) disponibilidade de instalações e equipamentos adequados em termos de disponibilidade e funcionalidade, para atender às diversas necessidades de crianças menores de três anos;
d) avaliação pedagógica e didática, pelo conselho de professores, dos tempos e modalidades da recepção.

Horário de funcionamento

Nido em Torrebelvicino

     O horário de funcionamento da scuola dell’infanzia é estabelecido em 40 horas semanais, com possibilidade de prorrogação de até 50 horas. As famílias podem ter um tempo escolar reduzido, limitado ao período matinal, num total de 25 horas por semana (artigo 2, Decreto do Presidente da República, de 2009). 
     As instituições de ensino organizam as atividades educativas para a scuola dell’infanzia com a inserção das crianças em seções separadas de acordo com os modelos de horário escolhidos pelas famílias.

Classes

Asilo em Grosseto

     As classes da scuola dell’infanzia são constituídas, geralmente com um mínimo de 18 crianças e um máximo de 26. No entanto, é possível chegar até 29 crianças (artigo 9 Decreto do Presidente da República 81 de 2009). 
     Se acolhem alunos com deficiência em situação de gravidade, os setores da educação infantil são geralmente constituídos por não mais de 20 alunos (artigo 5º, Decreto do Presidente da República nº 81 de 2009). 
     A partir de 2007/2008 (lei 296 de 2006, artigo 1, parágrafo 630) também está previsto o funcionamento experimental de “sezioni primavera” (“seções de primavera”) para crianças de 24 a 36 meses. 

Atividades educativas 

Crianças Nido

     As atividades educativas para crianças do jardim de infância são divididas em cinco “campi di esperienza” (“campos de experiência”), identificados pelo decreto ministerial 254 de 2012, que contém as diretrizes nacionais para o currículo da scuola dell’infanzia e do primeiro ciclo de educação: 
– O eu e o outro 
– Corpo e movimento 
– Imagens, sons, cores 
– Discursos e palavras 
– Conhecimento do mundo.

Diretrizes Nacionais

     As Diretrizes Nacionais destinam-se a definir os objetivos gerais, objetivos de aprendizado e objetivos relacionados para o desenvolvimento das habilidades de crianças e jovens para cada disciplina ou campo de experiência.

Veja também os seguintes artigos sobre estudos na Europa:

Vantagens de ter Cidadania Italiana para os estudos

Morar, estudar e trabalhar na Europa

Se você ainda não tem nosso Guia rápido da Cidadania Italiana clique no link abaixo:

Guia Rápido da Cidadania Italiana

Arrivederci !

Deixe seu Comentário ou Pergunta: