Scuola primaria – Ensino fundamental na Itália

Ciao!

Se você tem filhos entre 6 e 11 anos e vai se mudar para Itália, terá de inscrevê-los na scuola primaria que seria equivalente ao ensino fundamental no Brasil. Se ainda não viu, leia o artigo sobre o sistema educacional italiano.  

     A scuola primaria faz parte do primeiro ciclo de ensino, dividido em dois cursos consecutivos e obrigatórios: escola primária com duração de cinco anos e escola secundária de primeiro ano com duração de três anos.

Escola primária

  • promove o desenvolvimento da personalidade, respeitando as diferenças individuais
  • permite a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades básicos até as primeiras acomodações de lógica crítica
  • favorece a aprendizagem dos meios de expressão, incluindo a alfabetização em pelo menos uma língua da União Europeia (Inglês), além da língua italiana
  • estabelece as bases para o uso de metodologias científicas no estudo do mundo natural, seus fenômenos e suas leis
  • melhora as relações e habilidades de orientação no espaço e no tempo
  • educa os jovens cidadãos aos princípios fundamentais da convivência civil (Lei 53 de 2003).
Escola primaria em Montebelluna

     A transição para a escola secundária no final da quinta série não permite mais que os alunos façam uma prova.
     O Decreto do Presidente da República 89 de 2009 regulamentou a reorganização do primeiro ciclo (e do jardim de infância).
     O Decreto do Presidente da República 122 de 2009 previa a coordenação das regras de avaliação dos alunos.

Inscrição 

     A frequência à escola primária é obrigatória para todos os estudantes italianos e estrangeiros que completarem seis anos de idade até 31 de dezembro. É possível adiar por um ano o matrículas na escola primária por motivos de saúde, ou por outras razões justificadas (artigo 114 do Decreto-Lei 297 de 1994). 
     Eles também podem ser matriculadas na escola primária, a pedido das famílias, as meninas e as crianças que completarem seis anos de idade até 30 de Abril do ano escolar.

Horário de funcionamento

     O horário semanal de aulas na escola primária pode variar com base na prevalência de escolhas familiares de 24 a 27 horas, estendendo-se até 30 horas (Artigo 4, Decreto do Presidente da República 89 de 2009). 
     Para ativar uma aula de 24 horas, no entanto, você deve atingir o número mínimo de 15 membros. Em vez disso, para ativar uma aula de até 30 horas, deve haver a disponibilidade de pessoal dos professores. 
     Como uma alternativa para estes tempos normais, as famílias, dependendo da disponibilidade de lugares, pessoal dos professores e dos serviços ativados, podem candidatar-se em tempo integral 40 horas por semana (artigo 4 do Decreto do Presidente da República 89 de 2009).
     As instituições escolares individuais, com base na resolução do seu conselho escolar, definem a organização do horário escolar em seis ou cinco dias por semana, com ou sem retorno à tarde para as aulas de 24, 27 e 30 horas.

Classes

Escola primaria em Milão

     As classes do ensino primário são criados, como regra, com um mínimo de 15 crianças e um máximo de 26 (mas se você pode obter 27 constituem uma classe ou você não pode transferir o registo para outra escola).
     Em escolas localizadas em pequenas ilhas, em municípios montanhosos e em áreas habitadas por minorias lingüísticas, é possível montar turmas com pelo menos 10 alunos. Se o número de entradas não permite para formar uma classe de 15 alunos, você pode ativar os multi-classes (seções com alunos que frequentam diferentes anos de curso) que devem acomodar entre 8 e 18 alunos.
     As turmas da escola primária que acomodam alunos com deficiência em uma situação grave geralmente são constituídas por não mais de 20 alunos (Artigo 5, Decreto Presidencial 81 de 2009).

Disciplinas Estudar

     O decreto ministerial 254 de 2012, identificou as disciplinas de estudo para alunos de escolas primárias (obrigatório a partir do ano escolar de 2013/2014):
– Italiano
– Inglês Língua
– História
– Geografia
– Matemática
– Ciência
– Music
– Arte e image
– Educação Física
– Tecnologia.

     A estas disciplinas acrescenta-se o ensino de cidadania e constituição, introduzido com a lei 169 de 2008.
     Além disso, para os estudantes que o utilizam, o ensino da religião católica está programado para duas horas por semana. Os alunos que não fizerem uso deste ensino podem escolher entre estudar um assunto alternativo, estudar individualmente ou solicitar a entrada adiada ou a saída antecipada.

Diretrizes Nacionais

     As Diretrizes Nacionais destinam-se a definir os objetivos gerais, objetivos de aprendizado e outros objetivos relacionados para ao desenvolvimento das habilidades de crianças e jovens para cada disciplina ou campo de experiência.

 

Veja também os seguintes artigos sobre estudos na Europa:

Sistema educacional italiano – Estudando na Itália

Scuola dell`infanzia Nido e Asilo – Jardim de infância

Vantagens de ter Cidadania Italiana para os estudos

Morar, estudar e trabalhar na Europa

Se você ainda não tem nosso Guia rápido da Cidadania Italiana clique no link abaixo:

Guia Rápido da Cidadania Italiana

Arrivederci !

Deixe seu Comentário ou Pergunta: