Scuola secondaria di primo grado – Ensino fundamental na Itália

Ciao!

   Os alunos que tem idade entre 11 a 14 anos devem estudar na scuola secondaria di primo grado que seria equivalente ao ensino fundamental no Brasil.

     A escola secundária faz parte do primeiro ciclo de educação, dividido em dois cursos consecutivos e obrigatórios: scuola primaria (escola primária com duração de cinco anos e scuola secondaria di primo grado com duração de três anos.
     Entenda melhor o sistema de educação italiano.
A scuola secondaria di primo grado, através das disciplinas:
  • estimula o crescimento de estudo autônomo e habilidades de interação social
  • organiza e aumenta, também através da alfabetização e do aprofundamento da tecnologia da informação, conhecimentos e habilidades, também em relação à tradição cultural e à evolução social, cultural e científica da realidade contemporânea.
  • progressivamente desenvolve as competências e habilidades de escolha correspondentes às atitudes e vocações dos alunos
  • fornece ferramentas apropriadas para a continuação das atividades de educação e formação
  • introduz o estudo de uma segunda língua da União Europeia
  • ajuda a orientar-se para a posterior escolha de educação e formação (Lei 53 de 2003).
     O Decreto do Presidente da República 89 de 2009 regulamentou a reorganização do primeiro ciclo (e do jardim de infância).
     O Decreto do Presidente da República 122 de 2009 regulamentou a coordenação das regras de avaliação dos alunos.

Quem pode se inscrever?

Obrigatória para estudantes italianos e estrangeiros
     A frequência a scuola secondaria di primo grado é obrigatória para todos os estudantes italianos e estrangeiros que concluíram o programa da escola primária.
     O primeiro ciclo de educação conclui com um exame do estado, o que constitui o direito de acesso ao segundo ciclo de educação.

tempos e modalidades da recepção.

Horário 

     O horário semanal de aulas na scuola secondaria di primo grado, organizado por disciplina, é de 30 horas (Artigo 5º, Decreto do Presidente da República nº 89 de 2009).
     Dependendo da disponibilidade dos locais e serviços ativados, classes com o tempo prolongado podem ser organizadas. São trabalhadas 36 horas por semana em atividades didáticas e aulas no período da tarde de 2a 3 horas, com ou sem almoço na escola.
     A pedido da maioria das famílias, o tempo estendido pode ser estendido para 40 horas.

Classes

Istituto Teresianum
     A scuola secondaria di primo grado é geralmente constituída por um mínimo de 18 alunos e um máximo de 27 (mas podem ter 28 alunos se necessário). Se apenas uma turma é formada antes, os alunos podem ter 30.
     Em escolas localizadas em pequenas ilhas, em municípios montanhosos e em áreas habitadas por minorias lingüísticas, é possível montar turmas com pelo menos 10 alunos.
     Nas mesmas áreas, se os números não forem atingidos para formar classes distintas de primeiro, segundo e terceiro, é possível ativar aulas com alunos dos diferentes anos do curso, que no entanto não devem exceder mais de 18 alunos.
     As turmas da scuola secondaria di primo grado que possuem alunos com deficiência consistem geralmente em não mais do que 20 alunos, se os alunos com deficiência estiverem em situação grave. (artigo 5 Decreto do Presidente da República, de dezembro de 2009).

Disciplinas 

O decreto ministerial 254 de 2012 identificou as disciplinas de estudo para alunos da scuola secondaria di primo grado, obrigatórias a partir do ano letivo de 2013-2014:
– italiano
– Língua inglesa e segundo idioma da comunidade
– História
– Geografia
– Matemática
– Ciências
– Música
– Arte e imagem
– Educação Física
– Tecnologia
     A estas disciplinas acrescenta-se o ensino de cidadania e constituição (introduzido com a lei 169 de 2008).
     Além disso, o ensino da religião católica é previsto para uma hora por semana. Os alunos que não quiserem, podem optar pelo estudo de um assunto alternativo, o estudo individual assistido ou pode requerer entrada tardia ou saída antecipada.
     O Decreto do Presidente da República 89 de 2009 (artigo 5) também identificou o tempo de ensino para cada disciplina ou grupos de disciplinas, tanto para as aulas comuns quanto para as de longa duração.
     A pedido das famílias, a segunda comunidade linguística de duas horas pode ser usada para atualizar o idioma inglês.
     Para estudantes estrangeiros de imigração recente, as horas dedicadas ao ensino da segunda língua comunitária podem ser dedicadas ao ensino do italiano.

Aulas musicais

Istituto Comprensivo Gianni Rodari
     Cursos de música (ativados pelo Decreto Ministerial de 6 de agosto de 1999) preveem o estudo de instrumentos musicais e prática musical.
     As horas de ensino destinam-se à prática instrumental individual e / ou para pequenos grupos, para escuta participativa, para atividades musicais de conjunto, assim como para a teoria e leitura de música: o último ensino – uma hora por aula por semana – pode ser dado também para grupos instrumentais.
     O corpo docente escolhe as especialidades instrumentais a serem ensinadas entre aquelas indicadas nos programas anexados ao Decreto Ministerial de 6 de agosto de 1999, levando em conta o relevante significado formativo e didático da música.
     O exame final do estado verifica, no contexto da entrevista multidisciplinar, também a competência musical alcançada tanto para a prática executiva, individual e / ou coletiva, quanto para a teoria.

Diretrizes nacionais   

     As diretrizes nacionais destinam-se a definir os objetivos gerais, objetivos de aprendizagem e objetivos relacionados ao desenvolvimento das habilidades de crianças e jovens para cada disciplina ou campo de experiência.
Arrivederci !

Deixe seu Comentário ou Pergunta: