Tradução da carteira de vacinação

Ciao! 

     Para matricular as crianças a secretaria da escola solicita a carteira de vacinação das crianças traduzidas e com todas as vacinas em dia.

     Existem 2 formas de fazer a tradução da carteira de vacinação.

  1. Se as vacinas da carteira de vacinação brasileira estiverem equiparadas com as vacinas obrigatórias na Itália, você pode entrar em contato com o Consulado brasileiro na Itália, pedir uma lista de tradutores habilitados para fazerem essa tradução. Os tradutores cobram em torno de 200,00 euros para traduzir uma carteira de vacinação.
  2. Solicitar a equiparação e tradução diretamente na ASL 
    (Autoridade Local de Saúde)  gratuitamente.
ASL de Sondrio

     Para solicitar a equiparação e tradução da carteira de vacinação diretamente na ASL, vá até a ASL mais próxima, dirija-se ao setor de “scelta e revoca” e peça um pediatra temporário apresentando o Codice Fiscale e passaporte caso a criança ainda não possua os documentos italianos, se a criança já tiver a cidadania reconhecida e os devidos documentos, solicite a Tessera Sanitaria.

     Em ambos os casos você receberá um papel, que é como uma tessera sanitaria provisória, com o registro da criança no SSN (Serviço Nacional de Saúde).


     Com esse papel em mãos você vai se dirigir até o setor de imunização (Vaccinazioni) no hospital.

Setor de vacinação e imunização hospital de Magenta

     No setor de Vaccinazioni você vai apresentar a Tessera Provisória da criança e será agendada uma data (se não houver urgência) para avaliar se a criança tomou todas as vacinas obrigatórias na Itália, se a criança não tiver tomado vão fazer a aplicação e emitir uma carteira de vacinação com todas as vacinas que a criança tomou traduzidas.

     Se você tiver urgência, como por exemplo para matricular a criança na escola, eles fazem a avaliação das vacinas no momento que você solicitar e, se a criança não tiver tomado todas as vacinas obrigatórias na Itália, vão fazer a aplicação e irão emitir a carteira de vacinação e um certificado para levar na escola dizendo que a criança devidamente imunizada e pode ser matriculada.

Certificado de vacinação para entregar na escola

A Paula, do canal Mãe brasileira na Itália, explica no vídeo como fez para traduzir a carteira de vacinação do filho dela gratuitamente.

Se você ainda não tem nosso Guia rápido da Cidadania Italiana clique no link abaixo: Guia Rápido da Cidadania Italiana

Arrivederci !

Deixe seu Comentário ou Pergunta: