Vantagens de ter Cidadania Italiana para os estudos

Ciao!

90% das Universidades na Itália são públicas. O valor cobrado depende da renda anual da família para que seja justo. Para cidadãos italianos este valor fica na média de 1.500 a 2.000 Euros por ano.

Porém, para cidadãos estrangeiros esse valor chega a quadruplicar, quando não mais. As vagas são extremamente limitadas além de pagar uma anuidade imensamente mais alta, inclusive nas Universidades privadas.

O melhor é que essas regras não valem apenas para a Itália. Com a cidadania italiana você também terá acesso facilitado a Universidades de todos os países do Espaço Schengen que é composto por 22 Estados-Membros da União Europeia e 4 de fora. Os países de fora são: Islândia, Noruega, Suíça e Listenstaine.

Qualidade do ensino

É claro que a qualidade do ensino é a razão que move muitos brasileiros a quererem estudar na Europa, que de fato é superior.

Desde o período escolar, os cidadãos italianos recebem um nível mais avançado de ensino. Quando terminam a escola, que se estende a cursos profissionalizantes, os estudantes já estão bem preparados para ingressar na Universidade.

Vale muito a pena fazer o reconhecimento da cidadania o quanto antes inclusive se tiver filhos na idade escolar e puder ingressá-los no ensino regular italiano desde cedo, as vantagens serão imensas.

Cidadania italiana não tem prazo de validade

Quando você é reconhecido como cidadão italiano, você recebe os mesmos direitos e deveres de italianos nascidos no país.

Portanto não existe o risco de precisar voltar para o Brasil e interromper seus estudos por causa de um visto vencido, por exemplo. Você estará livre dessa burocracia, podendo permanecer na Europa por tempo indeterminado.

Planejamento de carreira e aperfeiçoamento profissional

Durante o período universitário, você já pode planejar sua carreira com tranquilidade porque poderá trabalhar ou residir em qualquer país da União Europeia ou do Espaço Schengen pelo tempo que desejar.

Mesmo que você queira estudar na Europa, mas construir carreira no Brasil, ainda é muito vantajoso ter a cidadania italiana. Dois motivos são os principais.

  1. Você pode continuar indo à Europa realizar especializações e ter experiências profissionais ao longo da carreira.
  2. Ter uma graduação, pós, mestrado ou doutorado no exterior valoriza muito seu currículo no Brasil.    

Veja todas as vantagens de quem possui a Cidadania Italiana no artigo Vantagens de ter a Cidadania Italiana.

Arrivederci !

 

Deixe seu Comentário ou Pergunta: